Conheça Barcelos

Carregando mapa ....

Endereço
Avenida Mariuá
Barcelos
Amazonas

69700000
Brasil


Barcelos

A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, e se transformou na primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual Amazonas. O município possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá. Barcelos foi a primeira capital do Estado do Amazonas até o ano de 1758. É uma cidade cercada de águas, e um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca esportiva. Destaca-se também na produção nacional e exportação de peixes ornamentais. Devido à grande quantidade de água que cerca a região, sua vegetação é repleta de plantações naturais de orquídeas e bromélias.
A pescaria pode ser realizada nos rios afluentes da margem esquerda, Cauaburis, Marauiá, Daraá, Preto, Padauiri, Ererê, Curiduri, Demini, Jufari, Branco, Juaperi e alalau, são influenciados pelo clima de Roraima (área de montanhas); Os rios Uaupés, Curicuriari, Mariê, Urubaxi, Uarirará, Cuiuini, Caurés, são dependentes das condições climáticas do alto Rio Negro; Os rios Unini, Jaú, Carabinani, Branquinho e Cuieiras, são influenciados pelo regime das chuvas da Amazônia Central e pelo represamento do rio Solimões.

Ou nos afluentes da margem direita, onde tem suas nascente em uma grande planície que se forma entre o Rio Negro e o Solimões são eles, Têa, Uneuixi, Urubaxi, Ararirá, Cuiuni, Caurés, Unini, Carabinani e Puduarí. Barcelos possui uma área de 122.496 km², o que lhe garante o título de maior município do Brasil em área territorial, e segundo maior do mundo, perdendo apenas para Kiev, na Rússia.

A viagem para a maior floresta tropical do planeta requer mais planejamento e conhecimento do que os destinos tradicionais. A escolha por uma adequada infra-estrutura somada pela presença de experientes profissionais conhecedores da região, com ampla ciência da pesca esportiva, são peças fundamentais para uma pescaria de sucesso.

O ponto de partida de toda a logística desta pescaria é Manaus. A partir da capital do Amazonas os pescadores seguem em pequenos aviões fretados até cidades destino onde são transferidos para os barcos-hotéis.

Barcelos foi a primeira capital do Amazonas, fundada em 6 de maio de 1758. O município foi criado em 1931.

Geografia

A população estimada em 2011 era de 25 835 habitantes e a área é de 122.476 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,23 hab/km².7

Está localizado a 405 km de Manaus e 656 km por via fluvial. Devido à sua dimensão territorial, caso Barcelos fosse um estado do Brasil seria maior que vários estados, como Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro, entre outros.

Seus limites são a Venezuela a noroeste e norte; os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste.

Economia

A produção agrícola, baseada nas culturas de banana,açai, castanha, macaxeira e mandioca, e não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.7

Tem como sua principal fonte de renda a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportaçãodos mesmos. Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão,7 sendo que de cada cinco peixes exportados, um é o cardinal.

Turismo

Barcelos possui um bom potencial turístico. Uma cidade cercada de águas, um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca desportiva.

Eventos Futuros

  • Nenhum evento nessa localidade